MICROEMPRESA (ME) PRECISA DE CONTADOR?
- SJBS Contabilidade
- 24 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de fev.

Sim, a contratação de um contador é obrigatória para o cumprimento das obrigações tributárias após a abertura da ME, de acordo com o artigo 1.179 do Código Civil Brasileiro.
Todos os livros contábeis e arquivos digitais, como DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) e SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) , precisam da assinatura de um contador com CRC ativo (Conselho Regional de Contabilidade).
Se você estiver pensando em abrir um MEI para não ter que contratar serviços contábeis, saiba que não é tão simples assim. Há algumas diferenças entre as duas que podem impossibilitar essa opção.
Diferença entre MEI e ME
A primeira diferença entre os dois é o teto do faturamento para a emissão de notas fiscais. Para o MEI, o teto é de R$ 81 mil anuais, enquanto a ME é de R$ 360 mil.
Outra diferença entre os dois modelos é que o MEI não pode ter sócios ou ter participação em sociedades de outras empresas e só pode contratar um funcionário. Já com a ME é possível ter uma sociedade e contratar quantos funcionários desejar.
E antes de abrir um MEI, o empreendedor precisa verificar se o segmento do seu negócio está listado nas atividades permitidas ao Microempreendedor Individual.
Por causa desses requisitos, pode ser que você tenha que optar pelo modelo ME e estará obrigado a contratar um contador para ser o responsavel tecnico por sua empresa.
Além de ser uma determinação legal conforme expresso no Codigo Civil, a contratação de um escritorio contabil irá proporcioar varios beneficios para você e sua empresa.
Benefícios na contratação do contador
O contador será o responsável pelo cumprimento das obrigações tributárias da sua Microempresa, assim como realizar o balanço patrimonial anualmente. A falta deste profissional, acarretará em multas e penalizações para a empresa.
Se o empreendedor contratar serviços contábeis desde o início, não terá que se preocupar com a abertura do CNPJ ou da ME e receberá ajuda para enquadrar seu negócio no regime tributário mais vantajoso para você, que pode ser Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
Com a orientação de um contador, você terá conhecimento sobre os benefícios legais para a sua atividade empresarial e conseguirá reduzir os custos com os impostos.
O profissional cuidará das rotinas contábeis e fiscais para manter seu negócio regularizado, para manter a ME livre de multas e restrições.
Toda empresa que contrata um contador economiza tempo, cuida melhor da sua saúde financeira e toma decisões mais assertivas para o crescimento da empresa. Conte com a SJBS Contabilidade para te ajudar a crescer!